INDIGNAÇÃO E LUTA: PREFEITURA DE BURITI-MA DEIXA SERVIDORES SEM TERÇO DE FÉRIAS APESAR DE RECURSOS DISPONÍVEIS
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB), por meio de seu presidente, o professor Joseni Souza, divulgou no final da tarde desta segunda-feira 30 um vídeo expondo a grave situação enfrentada pelos servidores municipais. O terço de férias, direito garantido por lei, não foi pago pela gestão do prefeito Arnaldo Cardoso, mesmo com recursos suficientes nos cofres públicos.
Íntegra do video do presidente do Sintasp/MA
Segundo o presidente Joseni Souza, desde novembro o sindicato vinha cobrando da gestão o pagamento antecipado do benefício, já que o mandato do prefeito se encerraria em dezembro. A esperança surgiu quando as contas do município foram bloqueadas judicialmente, com exceção para pagamentos de folhas salariais. No entanto, uma liminar permitiu que a gestão movimentasse os recursos sem deixar reservas para o terço de férias.No dia 27 de dezembro, cerca de R$ 4,5 milhões foram creditados nas contas do município, valor que seria suficiente para cobrir os salários de dezembro, o décimo terceiro e o terço de férias. Contudo, apenas os dois primeiros foram pagos, deixando o terço de férias para a próxima gestão.
O presidente do Sintasp/MB afirmou que, só em dezembro, o município recebeu R$ 7,78 milhões e que mesmo assim não houve planejamento nem compromisso com os direitos dos servidores por parte da gestão que se encerra. Esse descaso reflete a irresponsabilidade da atual administração, que sequer deixou reservas para folhas extras.
Agora, o sindicato apela à nova gestão para que regularize a situação o mais breve possível, especialmente com a entrada de novos repasses do Fundeb em janeiro. Joseni Souza enfatizou que a luta continuará para garantir o direito dos servidores: “Não somos servidores de um gestor, mas servidores do município".
O presidente já deixou claro qua vai cobrar da nova administração que priorize o pagamento do terço de férias, e que ela possa demonstrar responsabilidade e compromisso com os trabalhadores.
A situação evidencia a necessidade de uma gestão pública responsável e planejada, que valorize seus servidores e cumpra com suas obrigações legais.
E com isso ainda tem a parte dos contratados, que a administração não honrou com o pagamento da categoria
ResponderExcluir