Pular para o conteúdo principal

CRÔNICAS DO MEU CAMINHAR - EU ERA FELIZ E SABIA

 

    Ouvi muitas vezes durante o meu Caminhar terreno, pessoas de variadas idades queixarem-se de que Eram Felizes e não Sabiam, numa demonstração de que o tempo presente era bem pior do que o tempo passado. Eu entendo que os tempos em termos de datas ou eras no dizer de muitas pessoas, são uma mistura ou simbiose perfeita, isto é, o futuro nada mais é do que o passado refletido no que chamamos de Futuro que na verdade é o Tempo Presente, já que estamos falando sobre o TEMPO que é uno e contínuo, não para, embora os cronologistas ou calendaristas tenham criado os anos e meses e dias para construírem a História da humanidade, do Mundo e a idade das pessoas.

    Eu nasci no povoado Laranjeiras no município de Buriti de Inácia Vaz que depois de muitos anos e de muitas discussões voltou a ser Buriti, que eu denomino com muito orgulho de Meu TORRÃO SAGRADO,  onde vivi toda a minha Infância, gravei na minha Mente toda uma linda história, a partir do início do meu aprendizado no sempre lembrado Grupo Escolar Antonio Faria, do capinzal onde com meu irmão Wilson e  os meus primos íamos buscar capim nos finais das tardes, para os animais dos nossos avós, da fonte do TUBI de onde enchíamos as nossa Latas e Baldes com água potável pura para o abastecimento da nossa casa, nossos avós paternos  nos apararam  para que pudéssemos  estudar e concluíssemos  o Curso Primário. 

     Carrego também na minha memória as brincadeiras na Praça da Matriz de Sant'Ana com os meus amigos e colegas de turma Bernardo Onésimo, Didô, Zacarias, Antônio Marcos, Chico BOCA de Fogo, Filinto Faria, Hozanan, Cícero, Joaninha, Antonio Iris e até das minhas Namoradinhas, Antonieta, Delma e uma outra mais velha do que eu, eu não Revelareeeei nem para ganhar dinheiro, pois apesar das intimidades que tínhamos, ela era de mais idade e os LINGUARUDOS sempre se incomodavam e achavam um Absurdo!

     Como demonstrado, revelei parte do meu passado (???) que Vivi e Vivi muito bem.  Hoje eu estava ouvindo NÃO TOQUE ESTA MÚSICA AQUI, EU NÃO POSSO OUVIR, PORQUE ELA RECORDA TRISTE UM AMOR QUE PERDI e lembrei-me de uma oração machista antiga afirmando "Dizem que um homem não chora quando sente saudade" e eu senti saudade, e chorei porque EU ERA FELIZ E SABIA.

SOBRE O AUTOR

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...