Pular para o conteúdo principal

Fake News e Desinformação: Estratégias da Extrema Direita que impacta, negativamente, na Democracia brasileira

Nikolas Ferreira, deputado bolsonarista que espalhou fake news sobre PIX.

                              
    A disseminação de informações falsas por grupos de extrema direita tem se intensificado no Brasil, especialmente desde a campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018. Recentemente, essas ações ganharam força com o uso de tecnologias como a inteligência artificial e a flexibilização de políticas em plataformas digitais como X (antigo Twitter), Instagram e WhatsApp.

   Um exemplo recente envolve a divulgação de informações falsas sobre uma nova portaria que inclui o Pix dos chamados "bancos eletrônicos". Perfis bolsonaristas propagaram a mentira de que todas as transações via Pix seriam monitoradas para cobrança de Imposto de Renda, afetando até trabalhadores informais. Essa desinformação levou o governo a preparar uma campanha publicitária para desmentir essas fake news.

   O analista de redes Pedro Barciela observa que o campo bolsonarista tem focado em pautas econômicas, disseminando informações falsas sobre temas como a alta do dólar e supostas taxações de animais de estimação. Barciela alerta que essa estratégia "imobiliza a gestão pública que passa a atuar quase que em uma função reativa todo o tempo".

   Além disso, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) compartilhou imagens fabricadas com inteligência artificial que mostram manifestações fictícias contra o governo Lula. O historiador João Cezar de Castro Rocha interpreta essa ação como uma tentativa de importar para o Brasil estratégias de desinformação utilizadas em campanhas eleitorais no exterior.

   “Ele trata de protestos que nunca existiram, a não ser na imaginação do deputado”, alerta o historiador e colunista do ICL Notícias João Cezar de Castro Rocha. “Nikolas Ferreira o fez porque está tentando importar para o Brasil a estratégia vitoriosa de Elon Musk na campanha presidencial norte-americana”.

   Essa massificação foi atingida em uma postagem que o mesmo deputado fez ontem no Instagram e teve, até a manhã desta quarta-feira (15), 110 milhões de visualizações.

   Especialistas estranham esse alcance. Para se ter uma ideia, o Instagram tem no Brasil 130 milhões de usuários. O vídeo da vitória eleitoral de Donald Trump, em novembro, teve 57 milhões de views.

  A manipulação das informações sobre a portaria do governo a respeito do Pix também foi feita em publicações nas redes de personagens como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e outros bolsonaristas.

  Diante desse cenário, o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, destacou a necessidade de uma comunicação governamental eficaz para combater a disseminação de mentiras que ameaçam a democracia. Palmeira enfatizou que a democracia é ameaçada pela disseminação de mentiras em escala global pela extrema direita.

   A proliferação de fake news reforça a urgência de regulamentar as redes sociais para proteger a democracia e garantir que o debate público seja baseado em informações verídicas. O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) alerta que a falta de regulação põe em risco a democracia.

 Assista à integra do ICL Notícias de ontem(13) para mais informações sobre a fake news do PIX. 


(Do ICL Notícias)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...