Caso de exoneração relâmpago surpreende
A Prefeitura de Buriti-MA publicou ontem, quinta-feira (9/1), no Diário Oficial, as portarias com nomeações de diversos cargos comissionados. Entre os novos designados, estão diretores e secretários adjuntos de várias pastas, com destaque para a Secretaria Municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer. No entanto, um caso peculiar envolvendo a exoneração de um fiscal de tributos chamou a atenção da população.
Nomeações publicadas
Entre os novos nomeados estão:
1. Diretores da Secretaria de Cultura – SEMJEL
• Diretor do Departamento de Apoio, Promoção, Divulgação do Esporte e Lazer: Adonyel Teixeira Azevedo Dias.
• Diretor do Departamento de Diretrizes e Ações para a Juventude: Saymon Lopes de Oliveira.
2. Tesoureiro Geral: Antônio Fábio Figueiredo Freitas.
3. Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEINFRA: Luís Carlos Rodrigues dos Santos, popular Luizinho Caetano.
4. Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura, Produção, Pesca e Aquicultura – SEMAPA: Laudelino de Jesus Mendes.
5. Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Educação - SEMED: Jario dos Santos Miranda
6. Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo - SEMMAT: Cassiano Ricardo Cordeiro Bastos:
7. Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES: Antônio César de Oliveira Costa.
Os secretários adjuntos, classificados como cargos de provimento em comissão DAS-1, receberão remuneração de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). Já os diretores de departamentos, enquadrados na categoria DAS-2, terão vencimentos de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), conforme a tabela de salários vigente no município.
As nomeações foram realizadas pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, com o objetivo de reforçar a estrutura administrativa para a gestão 2025-2028.
Exoneração relâmpago
O caso mais inusitado, no entanto, foi o do fiscal de tributos Wesly Matheus Amorim da Silva, nomeado ontem (9) e exonerado já nesta sexta-feira (10). A decisão, publicada em nova portaria, gera especulações e levanta dúvidas sobre os critérios de escolha e as razões para a revogação em menos de 24 horas.
A Prefeitura ainda não emitiu nenhum comunicado oficial para esclarecer os motivos da exoneração.
Com as nomeações, a gestão municipal assume o desafio de fortalecer as políticas públicas em áreas como cultura, infraestrutura e meio ambiente, além de assegurar maior eficiência administrativa.
É muito eita atrás de eita
ResponderExcluir