Eu tinha exatos Oito Anos de idade e ouvi muitas vezes a afirmação de várias pessoas, incluindo o meu Avô paterno de que "o homem que é homem, não chora" e ficava imaginando que razões levavam as pessoas a afirmarem esse absurdo, considerando-se que é da essência do ser animal essa manifestação de sentimento comum a todos os seres vivos incluindo as plantas dos nossos jardins e florestas.
Comprovei no meu CAMINHAR terreno desde a minha convivência familiar. No dia da minha viagem para estudar em São Luís, numa Madrugada, a minha Amada e hoje Saudosa Mãe abraçou-me chorando convulsivamente e abraçando-me abençoou-me de um modo diferente. O meu pai acompanhou-me até à travessia do Rio Preto, pois a ponte havia caído e me carregou nos braços chorando copiosamente e também me abraçou fortemente abençoando-me. Era exatamente no dia 13 de fevereiro de 1962, eu viajei para São Luís para estudar na Escola Técnica Federal do Maranhão, pois havia sido aprovado no exame de Admissão com direito a INTERNATO.
Tive um sonho na madrugada de hoje fazendo uma viagem que começava exatamente atravessando inicialmente um Rio. Acordei e quando fazia o asseio corporal me veio a lembrança da minha primeira viagem e do meu Amado pai e meu primeiro e ETERNO HERÓI. Lembrei-me também de todas as vezes que chorei, entretanto foi mais Forte a lembrança dessa Despedida porque foi a do último abraço e das últimas Bênçãos recebidas da minha Bondosa e Ardorosa Mãe Laudelina Pessoa Passos e Chorei.
Mentalmente comecei o dia cantando a mesma música que há mais de três meses, mais precisamente no dia do meu Aniversário com as minhas Filhas, meus genros/filhos, os meus Neto e Neta Carlos Filho e Yasmim e os meus amigos na minha Casa no meio Sítio LARANJEIRAS em São Luís : "NÃO TOQUE ESTA MÚSICA AQUI, QUE EU NÃO POSSO OUVIR"... DIZEM QUE HOMEM NÃO CHORA, MAIS ESTA MÚSICA TOCA O MEU CORAÇÃO" entrementes, como dizia a minha avó Constância Furtado Passos, "é só BUZÃO" ou ILUSÃO. Sou Homem e CHORO pois tenho uma História cheia de EMOÇÕES!
SOBRE O AUTOR
- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.
Comentários
Postar um comentário
O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.