Pular para o conteúdo principal

PL 006/2025: PREFEITURA DE BURITI-MA TENTA APROVAR ÀS PRESSAS NOVA REGRA PARA PAGAMENTOS DE RPVs

Câmara marcou sessão extraordinária para hoje, quarta-feira 19, às 15h.

     A Câmara Municipal de Buriti-MA  analisa hoje (19), às 15h, em sessão extraordinária, em tramitação de urgência, o Projeto de Lei 006/2025, enviado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular André Gaúcho (Republicanos), que estabelece regras para o pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPVs), fixando o limite máximo de R$ 8.092,54. O que chama atenção é o pedido de urgência, que dispensa pareceres e debates na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

O que são RPVs e a estranha urgência do PL?

     As RPVs são formas de pagamento de dívidas judiciais de pequeno valor por parte do município, com prazo de quitação de até 60 dias após a intimação do devedor. Diferente dos precatórios – que envolvem valores mais altos e um processo burocrático mais demorado –, as RPVs garantem que cidadãos e servidores que ganharam ações judiciais recebam o que lhes é devido de maneira mais rápida.

    No entanto, o que desperta dúvidas na proposta do Executivo buritiense é o pedido de urgência, feito com base no artigo 124 do regimento da Câmara. Isso significa que o projeto não passará pelo rito normal, que incluiria debates aprofundados e pareceres técnicos.

     A situação fica ainda mais estranha ao se recordar que um projeto semelhante foi rejeitado anteriormente, quando enviado pelo ex-prefeito Arnaldo Cardoso em tramitação ordinária. À época, a Câmara rejeitou e devolveu a proposta ao Executivo,  mesmo com uma emenda modificativa que estabeleceria o valor teto de 10 (dez) salários mínimos, em valores atuais, R$ 15.180,00 (quinze mil e cento e oitenta reais), conforme registrado em matéria publicada no blog Correio Buritiense em junho de 2021 (link aqui). 

    Outro ponto curioso no PL 006/2025 é o artigo 4º, que supostamente define a origem dos recursos para pagamento das RPVs. O trecho menciona que os valores serão pagos com dotação orçamentária própria, o que seria esperado. No entanto, o texto do artigo fala sobre Conselho Escolar, algo completamente desconexo do tema da lei.

Seria mais um erro do setor jurídico da Prefeitura?  O fato é que a falha reforça a falta de transparência do projeto e a necessidade de sim fazer um debate a proposta.

A pressa do Executivo e a responsabilidade dos vereadores

      A Câmara Municipal de Buriti-MA tem agora a responsabilidade de avaliar se o projeto atende ao interesse público ou se a urgência camufla algo mais. A pergunta que fica no ar: Por que tanta pressa para aprovar um projeto que já foi rejeitado antes?

   A sessão extraordinária de hoje pode trazer desdobramentos importantes. Será que os vereadores vão questionar o Executivo sobre os pontos controversos? Ou será que a base do governo votará a favor sem maiores debates?

     A população buritiense precisa ficar atenta. Afinal, quando se trata de dinheiro público e decisões judiciais, transparência e responsabilidade são fundamentais!

VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DO PL 006/2025

Comentários

  1. Se não aprovar a chibata come rsrs.
    E tem que apanhar caladinho pra não perderem até o que não ganharam!!!
    Faz o 🫶🫶🫶
    Aí pai paraa!!!
    Hã, hã, hã.

    ResponderExcluir
  2. Cristina Cardoso saiu
    E entrou muitos que vão fazer a gestão André Gaúcho pior que a de Arnaldo Cardoso.
    Nao digo por nao trabalhar!
    Digo em deixar eles humilhar funcionários e o povo que vao atrás do André.
    Muitos "chefes" que não resolve nada e ainda maltratam o povo.


    ResponderExcluir
  3. Como que agente vota no seu André e quem manda é o Danilo? Como pode isso gente!
    Alguem me explica isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É simples!! O povo quando vota em um candidato não observa quem está no grupo dele. Não lembra que ninguém administra só!! Agora tem que aguentar os "campeões" e chamar na bota por 4 anos!! kkkkkkkk

      Excluir
    2. Parabéns pra você. André Gaúcho nunca foi buritiense e jamais vai se preocupar em zelar pelo município e muito menos pelos servidores buritienses. Então você voltou não só em André, mas em toda a corja de gente ruim que estavam com ele.

      Excluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...