Pular para o conteúdo principal

Coluna CRÔNICAS DO MEU CAMINHAR - EU E OS CARNAVAIS DE OUTRORA E OS DE AGORA

    O ano era 1957, Buriti era bem menor, populacionalmente, eu criança e não existiam ABADÁS, o Bloco Carnavalesco era o da dona Rosa Honorato, que todos a tratavam por ROSA NORATA, e reunia um pequeno número de brincantes que saíam pelas ruas com destino à Praça Matriz animando o REINADO de MOMO figura Simbólica criada em 1933 por um grupo de jornalistas do periódico A Noite, do Rio de Janeiro. Era um Boneco de papelão para desfilar pela então capital do Brasil e ao fim, ser colocado em um trono a liderar a Folia. Eles o Chamaram de REI MOMO.

     O nome vem da mitologia Grega, onde MOMO é um deus que personifica a ironia e o sarcasmo e se tornou tão popular, que é figura Central nos CARNAVAIS de todos os rincões brasileiros. É a Festa em que todos são iguais, ricos e pobres se irmanam e abafam suas Tristezas, suas diferenças durante quatro dias. Quando criança eu não brincava, apenas ouvia o som das músicas tocadas no Cine Teatro Municipal de Buriti e os gritos dos Carnavalescos e Carnavalescas da Odiosa Primeira, as famílias consideradas Ricas. Eu morava bem próximo do Teatro. Os outros dois Bailes da humilhada Segunda, das famílias Pobres ocorriam na União Artística Operária a 300m do Teatro e na Prefeitura próxima à Usina de Energia elétrica, na verdade um MOTOR potente que iluminava o centro da cidade.

      As fantasias eram poucas, a maioria vestia uma camisa colorida, pintava o rosto e soltava a voz cantando o ZÉ PEREIRA, O PIERROT, a AURORA, O ALAÔ e o ARLEQUIM uma espécie de Marcha Canção, para descansar os animados Mais de MIL PALHAÇOS No Salão. Era animado sim. Meu primeiro Baile de Carnaval foi no CLUBE JAGUAREMA, do qual fui Vice-presidente, em São Luís ainda solteiro e soltooo na data, como dizia meu pai. Livre, navegando sem amarras. Depois, comecei a ser professor e fui convidado pelo Prefeito de São Benedito do Rio Preto, José Costa Mesquita, o ZUZU, cunhado do meu irmão Wilson e meu amigo, para ministrar Aula no Colégio Domingos Mesquita, da CENEC, CAMPANHA EDUCACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE, era curso Normal, fui professor de Português e de Inglês. Em São Benedito fui eleito FOLIÃO NÚMERO UM DO CARNAVAL tendo brincado naquela cidade 42 CARNAVAIS, os melhores de toda a minha vida.

    Gosto muito de CARNAVAL, incluindo os da nossa Buriti querida, embora a cada ano vem perdendo a sua força. O deste ano foi uma negação, brinquei ao redor da Mesa com os amigos, o clima na cidade não foi o tradicional de antigamente, nem mesmo o do ano passado.  Vou viver uma QUIMERA até o próximo período MOMESCO e torcer para que todos nós FOLIÕES Consagrados voltemos a Reviver a GLÓRIA dos CARNAVAIS DE OUTRORA.

SOBRE O AUTOR

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...