Pular para o conteúdo principal

NOVO DECRETO: Prefeito de Buriti-MA exonera todos os cargos comissionados nomeados até 2024 e cancela contratações

    

       O prefeito de Buriti, André Augusto Kerber Introvini, popular André Gaúcho, publicou um novo decreto, datado de 2 de janeiro, em que  cancela todas as contratações de pessoal e de empresas para fornecimento de mercadorias e serviços, além de exonerar todos os cargos comissionados e de funções gratificadas nomeados até 31 de dezembro de 2024.

      Sob nº 002/2025-GAB, o decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios na edição nº 3573 desta quinta-feira (3), determina ainda que seus efeitos sejam retroativos a 1º de janeiro deste ano.

    Conforme o texto, estão excluídas da suspensão apenas as nomeações de concursados e contratos ligados a obras financiadas por convênios. A justificativa do prefeito está ancorada na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e na Lei nº 4.320/1964, que trata das finanças públicas.

       Apesar da abrangência das medidas, um detalhe chama atenção: a numeração incorreta do decreto. Embora o novo ato tenha sido publicado como Decreto nº 002/2025-GAB, o último decreto publicado foi de número  nº 019/2025, com qual  determinava a suspensão de todos os pagamentos relacionados a contratos anteriores a 2025. A incongruência demonstra, mais uma vez, a falta de organização e o mal assessoramento do gabinete do prefeito, como este CORREIO já vem alertando.

    O novo decreto também parece ser uma reação direta à recente derrota judicial da Prefeitura frente ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Buriti (SINTASP/MB). André Gaúcho tentou, através do decreto nº 018/2025, suspender todas as gratificações concedidas a servidores públicos municipais, mas a Justiça de 1ª instância em Buriti e, posteriormente, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) consideraram a medida ilegal, favorecendo os servidores.

      A perda judicial desgastou ainda mais a relação entre o Executivo municipal e o funcionalismo público, que já vinha demonstrando insatisfação com descontos salariais.

       O decreto acende um alerta sobre possível contenção drástica de despesas, num momento em que a população mais precisa da atuação firme e planejada do poder público.

     Este Correio Buritiense mantendo sua tradição jornalística em  informar e promover a participação cidadã, a democracia e a liberdade de expressão seguirá acompanhando os desdobramentos desse decreto e ouvirá, ainda que em off, representantes do SINTASP/MB, vereadores e especialistas jurídicos para analisar os efeitos e legalidade da medida.

Leia a íntegra do Decreto nº 002/2025-GAB na edição nº 3573/2025 do Diário Oficial dos Municípios.


Comentários

  1. Faz o coração ❤️ que chegou o campeão

    ResponderExcluir
  2. Esse povo tudo que dá errado faz o coração bando de abestado mas nao lembra de deixaram milhonario um liso🤡🤡🤡

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber onde esse portal estava quando a gestão passada drástica/ precária / vergonhosa / estava ocorrendo? Uma gestão que passou 4 anos e nada foi feito pro povo ( a não ser os seus e poucos). Precisei ir tomar um medicamento no posto e não tinha um soro, e isso era costume mesmo em um painel de licitações astronômicas ( no papel, pq na realidade o normal era não se vê nada ) . Ah lembrei, estava em cima de um palanque defendendo esse gestor! Palhaçada!

    ResponderExcluir
  4. E digo mais! Todo gestor deve ser cobrado, todo, todo! Só assim esse país vai pra frente... Mas a cobrança deve ser feita de forma imparcial e não de pessoas que defendem o vergonhoso e querem ser tendenciosos para quem mal começou e está resolvendo questões da PRECARIEDADE do governo passado.

    ResponderExcluir
  5. Educação uma porcaria, bagunça demais, fechando escolas e transferindo alunos pra muito distante de suas localidade, saúde existe??? Acredito q não nas equipes q vão para o interior não levam nada, aliás nem na sede tem alguma coisa, faz ❤️

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...