Pular para o conteúdo principal

CÂMARA DE BURITI APROVA REFORMULAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E PREFEITO SANCIONA NOVA LEI

Reestruturação fortalece papel do Conselho como instância normativa, fiscalizadora e consultiva da política educacional no município

A Câmara Municipal de Buriti aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 22/2025, de iniciativa do Executivo, que reformula a composição e o funcionamento do Conselho Municipal de Educação (CME). A proposta foi sancionada pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini e publicada como Lei nº 764/2025 no Diário Oficial da FAMEM, edição nº 3631, em 30 de junho de 2025.

A nova legislação amplia e detalha as atribuições do CME, que passa a atuar com competências normativas, deliberativas, consultivas, fiscalizadoras e de assessoramento às instituições vinculadas à Secretaria Municipal de Educação. O Conselho também assume papel mobilizador, contribuindo para a articulação das políticas públicas e assegurando a participação social nas decisões educacionais.

CLIQUE AQUI E VEJA A ÍNTEGRA DA LEI 764/2025

A estrutura do Conselho foi reorganizada em câmaras específicas – de Educação Infantil, Ensino Fundamental e modalidades de ensino –, além da Câmara de Legislação e Normas. Cada uma será responsável por analisar matérias pertinentes às suas áreas, que posteriormente serão ratificadas pelo plenário do colegiado.

A nova composição do CME passa a contar com 28 membros (14 titulares e 14 suplentes), representando tanto o poder público quanto a sociedade civil. Entre os representantes estão membros das secretarias municipais de Educação, Saúde, Finanças e Assistência Social; professores, diretores e servidores das escolas públicas; pais de alunos, sindicatos, associações e entidades como a AMIB e a Pastoral da Criança.

O mandato dos conselheiros será de quatro anos, sem possibilidade de recondução, e o exercício da função é considerado de relevância pública, sem remuneração. A presidência do Conselho será indicada pela titular da Secretaria Municipal de Educação, enquanto a vice-presidência será eleita entre os pares.

Outro avanço previsto na Lei é a regulamentação das garantias aos conselheiros, especialmente aos representantes do magistério, como a vedação de exoneração injustificada, transferência involuntária ou atribuição de faltas durante o exercício da função.

O funcionamento do CME será regido por Regimento Interno próprio, elaborado e aprovado pelos conselheiros. As reuniões serão ordinárias (mensais) ou extraordinárias, com direito a voto a todos os membros. Está prevista também a colaboração de instituições de ensino superior e especialistas em educação para assessoramento técnico.

Com a reformulação, o Conselho Municipal de Educação de Buriti ganha mais robustez institucional e fortalece sua capacidade de fiscalização e proposição de políticas públicas, alinhando-se às diretrizes federais e estaduais e atendendo às necessidades e especificidades da comunidade buritiense.

A nova lei entra em vigor na data de sua publicação, com exceção dos dispositivos sobre a composição dos membros (incisos I, II e III do art. 3º), que só passarão a valer após o atual mandato, encerrado em 2029.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...